Sentir vergonha do pênis afeta muito mais do que as relações sexuais, pois prejudica a confiança — refletindo, negativamente, em vários âmbitos da vida. A boa notícia é que é possível transformar a aparência da genitália com segurança e sem cirurgia, tornando-a robusta e atraente.
Neste artigo, explicamos as causas da insatisfação para com a estética peniana e o que pode ser feito para solucionar o problema. Se o assunto o interessa, continue a leitura e informe-se a respeito.
Por que alguns homens sentem vergonha do pênis?
Muitas vezes, a vergonha do pênis surge na adolescência, devido às “brincadeiras” de outros garotos que levam à ridicularização e/ou rejeição. A sensação de inferioridade pode, inclusive, começar ainda na infância, sendo estimulada por parentes próximos.
Outra possível origem está nos padrões de comparação. Nesses casos, a vergonha do pênis tende a começar após notar (na praia, piscina ou nos vestiários, por exemplo) que sua genitália é menor do que a da maioria.
Além disso, vivemos em tempos em que é muito fácil ter acesso a conteúdos com nus, nem sempre, reais. Afinal, existe a possibilidade de as imagens serem editadas ou de haver intervenções estéticas — como o cada vez mais realizado preenchimento peniano. Acontece que muitos homens não se dão conta desse “plus” e passam a se julgar como inferiores.
Por fim, há casos em que a vergonha do pênis está relacionada à preocupação com o desempenho sexual. Isso tem a ver, diretamente, com a ideia de que o tamanho do órgão influencia no prazer feminino.
Para entender melhor, leia: Mitos e verdades sobre o calibre do pênis e satisfação sexual
Quais são as consequências dessa insegurança?
As consequências da autoimagem negativa podem ser diversas. De maneira resumida, há o impacto na autoestima, uma vez que o homem se sente inferiorizado.
Isso, por sua vez, leva à falta de confiança que reflete não apenas nas relações sexuais, mas em outras áreas, afetando todos os relacionamentos. Dessa forma, a vergonha do pênis compromete o bem-estar e a qualidade de vida.
E tem mais! Muitas vezes, até a saúde física é prejudicada, pois quem não se sente bem consigo mesmo acaba, invariavelmente, deixando de ter bons hábitos e se cuidar.
Saiba mais em: Saúde masculina e a importância do cuidado pessoal
No mais, há o inegável dano à saúde mental. Tal conceito é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado de bem-estar que possibilita ao indivíduo o pleno desenvolvimento de suas habilidades. Na prática, é isso que o permite responder bem aos desafios da vida, assim como contribuir com a comunidade. Por outro lado, quando a saúde mental está abalada, pode-se apresentar quadros de apatia, desânimo, ansiedade e até depressão.
Como a técnica UroFill® pode ajudar?
Lembra do preenchimento peniano mencionado no início deste artigo? A técnica UroFill® é o que há de mais seguro e efetivo na área, sendo indicada para engrossar e aprimorar a estética da genitália masculina.
O tratamento — não cirúrgico e reversível — consiste na aplicação de ácido hialurônico em pontos do pênis previamente determinados, tornando-o mais robusto e atraente. Antes de começar, aplica-se um anestésico, evitando dores e desconfortos.
Para entender como o procedimento funciona, confira: Os diferenciais da UroFill® em comparação a outras técnicas
Tudo é feito no consultório médico, em duas ou três sessões, com intervalos médios de duas semanas e duração de 10 a 40 minutos cada. Por ser um procedimento minimamente invasivo, não há necessidade de internação hospitalar nem de afastamento das atividades de rotina.
O resultado é considerado duradouro, permanecendo de 13 a 21 meses, conforme a anatomia individual. Após esse período, para preservar o visual, é preciso retocar o procedimento.
Quem pode realizar o preenchimento peniano?
O preenchimento peniano é permitido para homens acima de 21 anos, cuja preocupação com a aparência não seja decorrente de um transtorno dismórfico corporal (TDC). Em casos diagnosticados como dismorfia peniana (obsessão com um defeito físico irreal), deve-se buscar, primeiramente, ajuda psiquiátrica.
Outro ponto importante: somente urologistas certificados no método UroFill® podem realizá-lo. Se você tem interesse no procedimento, veja quais são os profissionais mais próximos do seu endereço:
Para concluir, se você, como tantos homens, sofre com vergonha do pênis, consulte um urologista especialista na técnica UroFill®. Com bom senso e segurança, pode-se corrigir o que lhe incomoda e recuperar a autoestima.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato para que possamos ajudar! A equipe UroFill® Brasil está à sua disposição.