Muitas vezes, noites mal dormidas afetam a disposição e, consequentemente, levam à falta de libido (desejo sexual). Para reverter esse cenário, deve-se melhorar os hábitos de vida e, algumas vezes, ajustar os níveis hormonais. Tudo isso, visando minimizar o impacto sobre a saúde sexual masculina.
Neste artigo, explicamos o que seu corpo pode estar querendo dizer e quando buscar ajuda médica. Vale a pena conferir.
Como o ciclo sono ruim, energia baixa e falta de libido ocorre?
Sono ruim, energia baixa e outros fatores estão diretamente relacionados à falta de libido. Tratam-se de sintomas interligados, cuja ocorrência está associada a diversas causas, incluindo:
- distúrbios do sono, os quais impedem o descanso reparador e provocam uma sensação de cansaço contínua;
- ansiedade e/ou estresse crônicos;
- desequilíbrios hormonais, principalmente, a queda nos níveis de testosterona (chamada de hipogonadismo);
- excesso de álcool e/ou uso de determinados medicamentos;
- outros problemas de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares, doença renal crônica, câncer de próstata e por aí vai.
Como reverter esses fatores e melhorar a saúde sexual masculina?
Esse cenário leva, invariavelmente, à falta de libido, prejudicando a saúde sexual masculina. Nesses casos, recomenda-se adotar algumas medidas práticas, tais como:
- fazer a higiene do sono, mantendo um horário regular para deitar e levantar, evitar produtos estimulantes à noite e desligar as telas bem antes de ir para a cama;
- gerenciar a ansiedade e o estresse ao longo do dia, experimentando técnicas para aliviá-los, bem como praticando atividades que lhe proporcionem prazer e ajudem a relaxar;
- adotar um estilo de vida mais saudável, seguindo uma dieta equilibrada e praticando exercícios físicos regularmente, assim como abolindo o cigarro definitivamente;
- investir nos autocuidados e tratar as condições que possam atrapalhar sua vida sexual, como a vergonha do pênis.
Quando buscar ajuda médica?
Deve-se procurar ajuda médica sempre que as medidas acima não forem suficientes para acabar com o problema da falta de libido. Dependendo da causa identificada, o especialista pode indicar:
- terapia de reposição de testosterona (TRT), caso seus níveis no organismo estejam baixos;
- aconselhamento psicológico, se relacionada a fatores como o estresse e a ansiedade;
- tratamento da(s) doença(s) de base, quando diagnosticadas.
Quais exames podem ser necessários?
Os exames solicitados pelo urologista para investigar a falta de libido variam conforme o quadro clínico individual. Em geral, indica-se a dosagem de testosterona.
Além disso, o especialista pode solicitar as dosagens dos hormônios LH e FSH (luteinizante e folículo estimulante, respectivamente), para avaliar a função testicular. Pode, ainda, pedir exames de função hepática e renal, uma vez que o fígado e o rins atuam no metabolismo hormonal. Já se houver suspeita de disfunção sexual, pode solicitar uma ultrassonografia peniana com doppler.
No entanto, é preciso ressaltar que a função sexual é muito complexa e que sua saúde não depende, apenas, do equilíbrio hormonal. Como mostrado, fatores como sono ruim e a decorrente falta de energia também podem estar relacionados. Por isso, contar com um bom urologista para auxiliá-lo a entender o que o seu corpo está tentando dizer é muito importante.
Cuidados estéticos podem ajudar?
Claro! Afinal, algumas vezes, a falta de libido pode estar relacionada à insatisfação do homem com o próprio pênis. A boa notícia é que hoje em dia é possível engrossar a genitália e aprimorar sua estética por meio do preenchimento peniano.
Saiba mais em: 7 benefícios do preenchimento peniano
Mas, fique atento para não se submeter a procedimentos sem eficácia e segurança comprovadas. Lembre-se que apenas a técnica UroFill® entrega volume e harmonia com naturalidade e sem colocar sua saúde em risco.
O primeiro passo, para realizá-la, é conversar com um urologista certificado. Isso porque, o procedimento é patenteado e só pode ser executado por esses especialistas.
Encontre um profissional na sua região: Urologistas certificados
Assim, nossa dica é: invista em todas as possibilidades para combater a falta de libido e a melhorar sua saúde sexual. Como mostrado, isso inclui rever os hábitos de vida, corrigir desequilíbrios hormonais e, até mesmo, melhorar a estética peniana. Certamente, o esforço valerá a pena!
Para saber mais sobre o assunto, siga a UroFill® Brasil nas redes sociais. Estamos no YouTube, Facebook e Instagram.