/

Saúde masculina e a importância do cuidado pessoal

Saúde masculina e a importância do cuidado pessoal

Você já parou para pensar que a saúde masculina, muitas vezes, é colocada em risco pela falta de cuidado pessoal? Ainda que haja exceções, muitos homens não dão a devida importância às visitas médicas periódicas, realizadas com intuito preventivo. Ao mesmo tempo, poucos se esforçam para levar uma rotina saudável.

Se esse for o seu caso, fique calmo! É possível corrigir esses e outros desvios e jogar a favor da sua saúde, bem-estar, qualidade de vida e longevidade.

Neste artigo, falamos mais a respeito do tão importante autocuidado. Se você tem consciência de que pode melhorar, continue a leitura!

Qual é a importância do cuidado pessoal para a saúde masculina?

O cuidado pessoal é fundamental para a saúde de todos. Acontece que, enquanto a maioria das mulheres sabe bem disso, quando o assunto é autocuidado, muitos homens deixam a desejar.

Para reverter esse cenário, devemos conhecer os pilares da saúde masculina. Esses, vale destacar, ajudam a prevenir problemas e melhorar a qualidade de vida em todas as fases da vida. Os principais são:

  • dieta saudável, rica em alimentos in natura e minimamente processados variados;
  • água em abundância, aumentando o consumo em dias muito quentes, para compensar a perda excessiva pelo suor;
  • prática regular de atividades físicas — estamos falando de esportes de verdade, não de possíveis esforços relacionados ao trabalho;
  • ter um ou mais hobbies, com o intuito de relaxar;
  • ir às consultas urológicas periódicas e realizar os exames de check-up, indicados conforme a sua idade e condições pessoais;
  • tratar e controlar eventuais comorbidades, como colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, entre outras;
  • cuidar da saúde mental, encontrando formas efetivas de minimizar o estresse do dia a dia e, se necessário, fazendo terapia;
  • reduzir o tempo gasto nas redes sociais e fazer uma reflexão sobre de que forma tem gasto seu tempo e com o quê tem alimentado sua mente;
  • manter um índice de massa corporal (IMC) adequado;
  • usar preservativos nas relações sexuais (vaginais, anais ou orais);
  • investir em tratamentos estéticos que melhorem sua autoimagem, seja corrigir os dentes, fazer um implante capilar, realizar um preenchimento peniano e/ou o que desejar;
  • evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que, se o fizer, que seja em pouca quantidade e eventualmente;
  • não fumar — seja cigarro tradicional (tabaco), com sabor, eletrônico e/ou outras opções, todas comprovadamente prejudiciais à saúde.

Como o autocuidado reflete no desempenho e na autoestima do homem?

A influência do cuidado pessoal no desempenho é inegável. O homem que adere às medidas citadas tem mais energia, bom ânimo e disposição. Isso reflete em diversas áreas, como no trabalho, nos treinos, nos eventos sociais, nas relações sexuais e, até mesmo, na gestão e otimização do seu tempo.

O autocuidado também faz toda a diferença na construção da autoestima e da autoconfiança masculina. Isso porque, uma vez que a saúde (física, mental e emocional) vai bem, é mais fácil gostar de si e conseguir lidar bem com eventuais adversidades.

Além disso, ainda existem as vantagens relacionadas à realização de desejos que, para muitos, acabam sendo esquecidos. É o caso da correção de incômodos na aparência, por meio dos tratamentos estéticos — que, felizmente, cada vez mais homens vêm aderindo.

Quando e como começar a cuidar da saúde masculina?

Nunca é tarde para começar a se cuidar! A maioria das medidas aqui citadas podem, inclusive, ter início ainda hoje. É o caso da dieta equilibrada, da ingestão hídrica adequada, da prática de um hobby, do sexo seguro, da ida ao urologista, da cessação do tabagismo, entre outras.

No entanto, há aquelas que exigem uma avaliação médica prévia, ficando a cargo da orientação individualizada dos respectivos especialistas. Entre elas, pode-se incluir as escolhas e as frequências das práticas esportivas, bem como a realização dos tratamentos estéticos. Nossa sugestão é: procure o médico e/ou profissional relacionado ao que deseja o quanto antes e planeje a sua “virada de chave” de maneira segura e consciente!

Encontre os especialistas na técnica UroFill® mais perto de você: Urologistas certificados

Para concluir, esperamos que a importância do cuidado pessoal para ter uma vida plena e saudável tenha ficado clara. Independentemente do quanto a sua rotina é corrida, tenha certeza que isso irá deixá-la melhor e mais agradável!

Quer conferir outros conteúdos sobre saúde masculina e saber mais sobre a técnica de preenchimento peniano UroFill®? Então, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram!