/

Entendendo os tipos de pênis

Entendendo os tipos de pênis

Você sabia que existem diferentes tipos de pênis, cada um com um formato único? Geralmente, as diferenças no comprimento, espessura, grau de curvatura, direção e elasticidade são geneticamente determinadas, não interferindo na saúde ou vida sexual. Por isso, ninguém precisa se sentir inferiorizado por conta da aparência genital!

Neste artigo, mostramos como são os principais tipos de pênis, ajudando a desmistificar o assunto. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

 

Quais são os tipos de pênis mais comuns?

É natural se preocupar com o pênis, pois ele remete à saúde e à sexualidade. Além do mais, sua aparência está diretamente relacionada à autoestima masculina.

Por conta disso, muitos homens ficam em dúvida se sua genitália tem um formato normal. Afinal, para além da estrutura semelhante, composta pela base, corpo e glande (cabeça do pênis), o órgão varia em tamanho, direção e elasticidade.

Sendo assim, alguns são mais retos, outros bem curvos; uns têm a base mais larga; outros a glande; uns crescem muito quando eretos, outros pouco; e por aí vai. Veja mais detalhes a seguir.

 

Pênis reto

pênis reto não tem angulações, apresentando-se em linha reta, com o formato parecido com um bastão. Em relação ao tamanho, ele tende a ser proporcional, podendo ser mais fino e curto ou mais grosso e longo.

 

Pênis com a base mais larga

pênis com a base mais larga começa mais grosso e vai afunilando em direção à glande. Por isso, sua forma se assemelha à de um cone.

 

Pênis com a glande mais larga

pênis com a glande mais larga apresenta a base mais fina e vai engrossando em direção à “cabeça” do órgão. Dessa maneira, pode-se dizer que seu formato lembra o de uma berinjela.

 

Pênis curvo

pênis curvo pode apresentar angulação para cima, para baixo ou para um dos lados. Portanto, parece uma banana, cuja posição varia de pessoa para pessoa.

 

Penis grower

O termo penis grower pode ser traduzido como “pênis que cresce”. Trata-se da condição na qual o órgão parece pequeno quando flácido, mas aumenta de tamanho, consideravelmente, quando ereto.

 

Penis shower

O termo penis shower pode ser traduzido como “pênis evidente”. Ele remete ao órgão que tem um tamanho maior quando flácido, mas não apresenta tanta elasticidade. Por isso, quando ereto, seu tamanho não muda muito.

 

Qual é o tamanho padrão de pênis?

O pênis ereto do brasileiro tem, em média, 12 a 14 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Quando flácido, as medidas caem para cerca de 9 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Isso, medindo a distância entre a região supra-púbica (osso acima da base) e a ponta da glande, assim como a largura na parte mais grossa.

 

Saiba mais em: Tamanho do pênis: como saber se o meu é normal ou pequeno?

 

O formato e/ou tamanho do pênis prejudica a função sexual?

Existem algumas situações — consideradas raras — em que os tipos de pênis podem, sim, prejudicar a função sexual e/ou o prazer. É o caso do chamado micropênis e da curvatura anormal, devido a complicações da doença de Peyronie, assim como dos pênis embutidos.

micropênis é o órgão cujo comprimento, quando ereto, é menor do que 2 cm da média. Sendo assim, considera-se como tal os pênis que atingem 7 cm ou menos em ereção.

Outras condições em que o formato afeta a função sexual são os casos severos de hipospádias, retrações ou encurtamentos consequentes da doença de Peyronie. Essa patologia consiste em uma inflamação, devido à formação de tecido cicatricial fibroso, que leva à curvatura acentuada (30 a 90 graus) do pênis ereto. Isso, por sua vez, faz com que a penetração se torne difícil ou, até mesmo, impossível.

Há, ainda, os pênis embutidos, uma patologia rara e prevalente em crianças, geralmente, associada à fimose, mas que também pode acometer adultos. Nesse caso, o órgão apresenta comprimento normal, porém, encontra-se aderido a planos profundos e/ou encoberto por tecidos pré-púbicos.

 

Quando procurar ajuda para melhora a estética peniana?

Esperamos ter deixado claro que, com exceção dos casos afetados por doenças, as diferenças entre os tipos de pênis não afetam a função sexual. Portanto, caso seu órgão esteja muito aquém da média, procure ajuda especializada para investigar o quadro e, se necessário, iniciar um tratamento. O mesmo vale para quem está na média, mas ainda assim se sente insatisfeito com o tamanho e/ou aparência da genitália.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato para que a equipe da UroFill® Brasil possa ajudar!